INCOTERMS: O que são e quais os principais

INCOTERMS: O que são e quais os principais

Incoterms é a sigla para Termos Internacionais de Comércio, ou seja, são termos que definem as responsabilidades do exportador e importador no processo de envio de mercadoria internacional, além de evidenciar a modalidade de preço. O conhecimento dos principais termos é muito importante quando se está pensando em importar ou realizar comércios internacionais.

Os termos têm o objetivo de padronizar as definições, com o propósito de obter um maior entendimento entre vendedor e comprador quanto às tarefas necessárias de cada parte, como por exemplo: quem paga o frete, quem é responsável pelo deslocamento até o porto e seguro. 

Atualmente temos 11 termos e com o objetivo de facilitar a identificação, foram estabelecidas siglas para nomear esses termos. Confira os principais Incoterms utilizados para importações da China:

Principais Incoterms

  • EXW (Ex Works, Na Origem)

Neste termo, o vendedor dispõe a mercadoria em locais estabelecidos por ele, em que o comprador deve retirá-la. No preço repassado está incluindo apenas o custo de produção do produto adquirido. Empresas e fábricas pequenas que não possuem licença de importação, utilizam geralmente deste termo. 

Cabe ao comprador contratar e custear o carregamento, transporte, frete, seguro.

  • FOB (Free on Board/Livre a Bordo)

Este é o principal termo utilizado no comércio internacional, principalmente com a China. Neste o vendedor está entregando o produto a bordo do navio indicado pelo comprador. O vendedor custeia o preço de produção do produto, de transporte até o porto e de carregamento. Cabe ao comprador custear o transporte a partir do ponto de embarque, custo como: seguro, frete internacional. 

Fábricas de médio e grande porte, com mais experiências em exportação, utilizam mais desta modalidade. 

  • CIF (Cost Insurance And Freight/Custo, Seguro e Frete)

Neste Incoterm o vendedor tem a responsabilidade de entregar o produto no porto de destino, ou seja, está incluído no preço do produto os custos de produção, transporte até o porto de origem, carregamento, seguro e frete internacional. O comprador assume após a chegada do navio no porto de destino.

É extremamente recomendado em importações de grandes quantidades, que o comprador contrate um escritório, como a Ponttiao, para acompanhar todo o processo na China e garantir a qualidade e envio do produto corretamente. Entre em contato com a gente que podemos te ajudar!

Veja abaixo o esquema com todos Incoterms, sendo que mais a esquerda encontra-se o vendedor e mais a direita o comprador.

Fonte: fazcomex.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.