O que é o Importa Fácil

O que é o Importa Fácil

O Importa Fácil é uma ferramenta dos Correios para pessoas físicas e jurídicas importarem produtos de qualquer lugar do mundo. Neste artigo, vamos explicar mais sobre este serviço e como utilizá-lo. 

Nos últimos anos a revenda de produtos importados no Brasil tem crescido muito, devido ao aumento de interesse dos consumidores por produtos internacionais e pelo seu preço mais competitivo. A importação desses produtos nem sempre é uma tarefa simples, pois existem legislações a seguir e taxas a pagar, o que pode complicar o importador. Para descomplicar isso, existe o serviço prestado pelos Correios que é o Importa Fácil!

O Importa Fácil é conhecido como uma modalidade de importação simplificada, ou seja, importação de menores valores. Existem algumas diferenças quando serviço é usado por pessoa física ou jurídica:

  • Pessoa Física: O valor aduaneiro (soma do valor dos produtos, mais o custo de transporte e seguro) precisar ser de 500 a 3000 dólares. Compras abaixo de 500 dólares não necessitam utilizar este serviço.
  • Pessoa Jurídica: O valor aduaneiro não pode ser maior que 3000 dólares, sendo comprovado por Declaração Simplificada de Importação (DSI).

Além disso, para usar o Importa Fácil há o pagamento de taxas. A primeira no valor de R$ 250,00 reais referentes ao processo de importação e serviços de desembaraço aduaneiro, e um adicional de 60% mais ICMS, que varia de acordo com o estado de destino do produto.

Restrições do Importa Fácil

  1. Verifique se seu produto é liberado para importação. Há uma grande variedade de produtos que podem ser importados utilizando esse serviço, porém alguns são proibidos de acordo com a Legislação Brasileira e outros possuem restrições no momento da importação. Clique aqui para ver a lista dos produtos proibidos. 
  2. O peso máximo não pode ultrapassar de 30kg e as dimensões do produto não podem ser maiores que 1,50m. 
  3. O seu fornecedor/exportador precisa despachar a mercadoria no exterior em uma modalidade postal que entregue diretamente nos Correios, para que façam o desembaraço aduaneiro. Clique aqui para ver a lista dos países que você pode usar o EMS (Modalidade Postal Expressa) e receber sua encomenda. 
  4. Pedir o exportador para colocar a Commercial Invoice (Fatura Comercial) na embalagem do seu produto, para que os Correios consiga receber o seu produto.

Como contratar o serviço

Para iniciar o processo de contratação do serviço Importa Fácil, o importador deve realizar o cadastro no sistema dos Correios e escolher a opção de importação como Pessoa Física ou Jurídica, informando o CPF. A partir disso, deverá preencher um formulário com algumas informações da compra para iniciar o processo.

Clique aqui para realizar o cadastro.
O que achou desse serviço? É muito vantajoso para realizar pequenas importações e de forma mais ágil. Está procurando por fornecedores para seus produtos? Entre em contato que podemos te ajudar. Mais dúvidas sobre o processo do Importa Fácil, suas restrições, entre outros, procure os Correios para maiores informações.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.