Frete Internacional da China: quais as formas de envio

Frete Internacional da China: quais as formas de envio

Em um processo de importação, uma parte importante é a da logística internacional ou frete internacional, que consiste no transporte da mercadoria de um país para o outro, para que assim chegue no destino final planejado. No caso das importações da China, existem basicamente três formas de envio: expressa, marítima e aérea. 

Expressa (Courier)

A modalidade expressa é realizada por aviões e por empresas como a EMS, FedEx, DHL. Nesta forma de envio não há quantidade mínima de envio, contudo existem restrições quanto ao peso e volume máximo por item. 

Os valores são calculados levando em conta o peso e o volume da mercadoria. É amplamente usado para o envio de amostras de produtos e também para em casos de urgência, já que o envio é muito rápido, porém o serviço é caro.

Marítima

Esta modalidade é realizada por navios de carga e o importador necessita ter a habilitação do RADAR Siscomex, que é o instrumento legal para empresas que desejam importar ou exportar. Existem dois tipos de envio na modalidade marítima:

  • FCL: Consiste em um contêiner totalmente dedicado a sua mercadoria. O valor deste tipo de envio é com base nas cotações atuais do momento de envio. Os preços são sazonais e variam de acordo com a oferta e demanda por fretes na quinzena. Um contêiner de 20 pés, por exemplo, do porto de Qingdao a Santos pode sair desde 600 USD até por volta de  3000 USD, dependendo da situação do mercado.
  • LCL: Consiste em ocupação de apenas uma parte do contêiner, considerando que a carga não tenha quantidade para ocupar um por completo. Para este envio existe um valor fixo mais taxa por metro cúbico ocupado. Os preços saem um pouco mais em conta que o FCL.

Aérea 

Assim como na Expressa, esta modalidade também é realizada por aviões, porém neste caso é necessário a habilitação RADAR Siscomex. O volume mínimo para utilizar da aérea é de 100 kg de mercadoria e as cotações de preço são divididas em três faixas: acima de 100 kg, acima de 300 kg e acima de 1000 kg. A modalidade expressa é usada para cargas menores, aqui já é exclusivamente para cargas maiores.

Qual forma de envio escolher?

Esta é uma pergunta comum e para escolher deve-se pensar em alguns quesitos, como:

  • Produto: É um produto com alto valor agregado? Para que compense a escolha por formas de envio mais caras.
  • Urgência: É uma mercadoria que necessito de receber com rapidez? 

Se tem um alto valor agregado e com urgência, faça opção pelas modalidades que utilizem aviões, levando em conta que elas são bem mais caras. Se não for o seu caso, escolha a modalidade marítima, que também é amplamente utilizada no frete internacional de mercadorias.

Gostou do conteúdo? Está precisando de auxílio na China para importar seus produtos? Gostaria de saber os preços de envio? Entre em contato conosco que podemos te ajudar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.